Bons hábitos na juventude refletem em qualidade de vida na terceira idade

7 outubro 2015, Comentários 0

Para os jovens de hoje que queiram chegar com a saúde em dia na terceira idade, o especialista alerta para a alimentação balanceada e prática de atividades físicas. O bom humor e a descontração, em detrimento do estresse que pode causar a rotina de trabalho árduo, também contribuem para a prevenção dessas doenças e a construção de uma vida mais saudável.

Alimentação saudável, exercícios físicos e bom estado de espírito garantem vida longa, com menos problemas com doenças.

O inglês Jack Potter lê todos os dias o diário que escreveu com a mulher Phyllis para recordar que ambos tiveram uma juventude saudável O inglês Jack Potter lê todos os dias o diário que escreveu com a mulher Phyllis para recordar que ambos tiveram uma juventude saudável.

Foi comemorado ontem, 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso – data pouco lembrada num calendário tão recheado de homenagens e congratulações como o brasileiro. Mas nem por isso passou em branco, ao menos entre os que já entraram na casa dos 60 anos e desfrutam de vida saudável. Diversas atividades foram realizadas por todo o País para lembrar e marcar a data.

O Brasil tem hoje a maior expectativa de vida dos últimos 25 anos, que é de 74,9 anos. Em 1990, a “vida” não passava dos 66,4 anos, segundo pesquisas.

Para o geriatra Sidney David Junior existem alguns “segredos” que auxiliam no avanço da idade. Entre eles, o convívio do idoso com a família. “Quando os idosos chegam a certa idade, é natural que os filhos pensem logo num local onde terão cuidados 24 horas por dia – como um lar para seniores. No entanto, isso nem sempre é a melhor opção para o idoso. Cuidar de um idoso também é falar abertamente com ele para saber quais são as suas vontades e necessidades”, explica.

Para os jovens de hoje que queiram chegar com a saúde em dia na terceira idade, o especialista alerta para a alimentação balanceada e prática de atividades físicas. “Alimentar-se bem durante toda a vida, ingerindo frutas, legumes, evitando sal, frituras e açúcares em excesso, diminui os riscos de doenças como a hipertensão e doenças coronarianas, por exemplo. Exercícios físicos regulares podem ajudar a prevenir osteoporoses e até o diabetes”.

O bom humor e a descontração, em detrimento do estresse que pode causar a rotina de trabalho árduo, também contribuem para a prevenção dessas doenças e a construção de uma vida mais saudável, ressaltou Sidney. “Não é apenas o corpo que precisa estar em forma. A mente também precisa de atividade constante. A leitura, o aprendizado de novas línguas ou instrumentos musicais, a prática de atividades sociais e atividades que trabalhem a coordenação, como dança e trabalhos manuais, por exemplo, devem ser praticados sempre, afinal o que não pode acontecer é o envelhecimento e empobrecimento de espírito”, avalia.

LEITURA DIÁRIA

O inglês Jack Potter é um bom exemplo de cuidados na juventude. Hoje, aos 91 anos, ele não quer que sua esposa Phyllis esqueça o amor que os une há mais de 70 anos. Sabendo que Phyllis sofre de demência e falta de memória, diariamente lê para ela o diário que guarda desde o dia em que se conheceram. Potter disse ao jornal Daily Mail Online saber que é isto que mantém a mulher lúcida e o que o faz sentir-se mais feliz.

No diário há relatos – contou Potter – de passeios, viagens, estudos e “até de jogos de basquete que disputamos pelo mesmo time”. Em outra parte, relata que ambos gostavam de plantar verduras e legumes no quintal da casa onde moravam, em Memphis (Inglaterra), para que evitassem consumir alimentos com agrotóxicos.

Matéria publicada no site JP News

Deixe uma resposta

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.