Ciclofaixa dá dicas para enfrentar chuva em pedaladas de domingo

2 dezembro 2015, Comentários 0

Nesta estação do ano, os temporais são comuns e inesperados; Veja o que ciclistas podem fazer para evitar problemas

É Verão. Férias, sol, diversão e, também, fortes pancadas de chuva. Característica dessa estação do ano, os temporais não são problemas para quem quer curtir a Ciclofaixa de Lazer aos domingos – para os ciclistas, a dica é se prevenir.

As chuvas, que chegam de repente, são consequência da temperatura do ar, que aumenta com relação as demais estações do ano. “Um banho de chuva não faz mal. O problema é ficar com a roupa molhada”, afirma o coordenador da Ciclofaixa de Lazer, Danilo Terra.

Segundo ele, que também é ex-ciclista, é importante ter cautela. Nas descidas, por exemplo, é indicado não pegar tanta velocidade, uma vez que o freio pode causar derrapagens, desequilíbrios e até mesmo acidentes. “O mesmo acontece em faixas pintadas no solo, que ficam mais escorregadias.”

Outra dica é o uso de luvas, que auxiliarão o ciclista a manter as mãos no guidão. Capa de chuva, assim como sacolas plásticas, são equipamentos opcionais que evitam que documentos, celulares e outros objetos se molhem e principalmente o ciclista que mantem a temperatura corporal.

“É importante que os ciclistas tenham consciência da densidade da chuva: em caso de temporais, o mais sensato é procurar abrigo e aguardar o volume de chuvas, raios e trovões diminuir”, alerta Terra.

A Ciclofaixa de Lazer é realizada em todos os domingos, das 7h às 13h e é realizada pela Federação Paulista de Ciclismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto através da Transerp e Secretaria Municipal de Esportes e também é patrocinada pelo Shopping Iguatemi, Banco do Brasil Seguros, Habiarte, Villas do Parque e o DAERP (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto). Tem, ainda, o apoio do Grupo São Francisco, EPTV, Jornal a Cidade, CBN, Jovem Pan e A2 Informática.

Deixe uma resposta

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.