Holanda cria ciclovia que gera energia solar

29 dezembro 2015, Comentários Comentários desativados em Holanda cria ciclovia que gera energia solar

Com 7 km de extensão, ciclovia é capaz de gerar 3 mil kWh, energia suficiente para abastecer uma casa por um ano

Todo mundo sabe que a Holanda é o país das bicicletas. Não é de se espantar, então, que as melhores inovações nessa área venham de lá. A última delas foi a instalação de uma ciclovia capaz de captar luz solar e transformá-la em energia elétrica. O projeto foi aplicado na cidade de Krommenie e deve ficar em teste por três anos.

Com sete quilômetros de extensão, a pista mostrou ser capaz de gerar 3 mil kWh, energia suficiente para abastecer uma casa por um ano. Batizado de Sola Road, o projeto é fruto de uma parceria entre a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada, o governo local e empresas privadas. O investimento foi de € 3 milhões.

A ciclovia é feita com uma base de concreto com largura entre 2,5 e 3,5 metros, coberta por painéis de energia solar protegidos por vidros capazes de suportar o peso de ciclistas e veículos motorizados.

O projeto ainda está em teste, mas a intenção é replicar a ideia da ciclovia em outras regiões do país. Contudo, os benefícios e impactos da ciclovia devem ser estudados primeiramente, uma vez que a captação dessas placas é 30% menor que as usadas em prédios, pois a ausência de inclinação faz com que a energia solar seja absorvida em menor quantidade.

Por paularicupero

 

Comments are closed.

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.