Infecção urinária: risco para o ciclista

7 outubro 2015, Comentários 0

A infecção urinária pode comprometer a saúde dos rins e da próstata

A infecção urinária incomoda qualquer um. Essa condição – que causa dor e ardência na hora de urinar – pode evoluir para quadros mais graves se não for tratada de forma adequada e rápida, podendo comprometer o funcionamento dos rins, da bexiga e da próstata de qualquer homem ou mulher. Mas você sabia que o ciclista corre riscos ainda maiores, devido à prática do esporte?

Longos passeios de bike podem aumentar a proliferação de bactérias e o atrito na região, levando à infecção urinária, especialmente em mulheres. Em homens, isso não é tão frequente, mas o atrito pode piorar problemas na região da próstata, que incha e coloca pressão sobre a bexiga, causando sintomas semelhantes. É o caso da  prostatite aguda,  infecção que ocorre em homens e pode estar relacionada a infecção do trato urinário.

Ardência para urinar, aumento da frequência urinária, alterações na característica da urina (cor e odor) são sintomas comuns referidos pelos pacientes. A presença de febre, calafrios e vômitos sugere infecção urinária complicada. O diagnóstico é feito por meio de histórico clínico, exame físico e laboratorial.

Além dos longos passeios, o ciclista pode desenvolver infecção urinária devido à fricção na área da bexiga. Para prevenir a pressão e o atrito, aconselha-se o uso de bermudas acolchoadas, banco de gel ou um outro reforço na região da virilha ou do assento da bike. Também é fundamental hidratar-se corretamente, e não ficar muito tempo sem ir ao banheiro.

A infecção urinária pode ser classificada em dois tipos: de trato baixo e a de trato alto. Na infecção de trato urinário baixo, ou cistite, são comuns os sintomas de ardência, sangramento na urina e urgência para urinar. Nas infecções de trato alto  (pielonefrite) , surgem sintomas como febre, mal estar, dor lombar, calafrios e falta de apetite.

(Fontes: Dr. Alexandre Crippa, coordenador do Centro de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo e Fabio Médici, Médici Assessoria Esportiva)

Por camilabrogliato

Deixe uma resposta

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.