A Ciclofaixa

Programa Ciclofaixa de Lazer

Conceito

O objetivo central do Programa Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto, executado semanalmente aos domingos, das 7:00hs às 13:00hs, é promover e estimular o uso da bicicleta e a visita segura, através de corredor segregado, aos parques de convivência da cidade, unindo-os nesta locomoção, propondo ainda uma nova forma de acessibilidade urbana nos finais de semana, priorizando a família e estimulando práticas saudáveis e maior inclusão social voltada ao lazer e a cidadania, nas diversas faixas etárias.
Outro aspecto da iniciativa é que a Ciclofaixa de Lazer possibilita um cenário convidativo para o fomento temático de campanhas de cidadania em diversos resultados da Administração e nas seguintes atividades:

– Campanhas de Educação de Trânsito;
Promovendo o uso consciente e seguro da bicicleta no ir e vir  cotidiano, principalmente para crianças em sua  locomoção e as regras que devem ser respeitadas na via.

– Campanhas de Educação Ambiental;
Estimulando a opinião pública “in loco” sobre os valores de um  meio ambiente saudável, limpo, não poluído e com melhor qualidade de vida.

– Campanhas de Preservação de Praças, Parques, Jardins e  Logradouros públicos;
Promovendo comportamentos adequados na cidade quanto ao  correto destino dos resíduos, reciclagem, limpeza, preservação de monumentos históricos e Próprios Municipais.

– Campanhas de Ação Cultural;
O acesso a cultura, em suas diversas áreas, muitas vezes é restrito.  Cabe ao poder público, em suas três instâncias, fomentar alternativas de acesso a exposições temáticas itinerantes, performance teatral, literatura, musica, dança, enfim a todas as manifestações artísticas.

– Campanhas de Prevenção à Saúde;
A medicina preventiva ainda é o melhor instrumento de saúde para a população, em suas diversas faixas etárias.
A Ciclofaixa de Lazer tem a natural vocação de aglutinar pessoas em momentos agradáveis de convivência familiar.
É o cenário ideal para campanhas preventivas relacionadas à aferição da pressão arterial, diabetes, câncer de mama, desvios de nutrição, dengue, entre outros.

– Campanhas de estímulo à prática do esporte;
Despertar na população a importância do movimento corporal em relação à vida sedentária que assola o comportamento daqueles que habitam as médias e grandes cidades, estimulando práticas e atividades físicas saudáveis ao ar livre.

Conclusão
O Programa Ciclofaixa de Lazer, inicialmente une 2 Parques (Curupira e Raia) ao longo de um percurso generoso, formado por gramado extenso em torno de 6 Km da Avenida Maurílio Biaggi. Por si só, este traçado já tem a vocação natural e geográfica para se tornar um Parque Linear e porque não… Também temático.
O Programa resgata e estimula, o encontro da família e a sua convivência com a natureza, visando o aprimoramento da qualidade de vida.
Permite ainda, através de um meio de locomoção saudável, a inclusão de práticas seguras e o desenvolvimento paralelo de aspectos de cidadania, educação, prevenção à saúde, cultura, esporte, lazer e uma gama variada de atividades temáticas de conscientização voltadas ao ideal convívio em comunidade.